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Verônica Lima Especialista em Gastronomia |
HIGIENIZAÇÃO
DE ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS
A boa higiene exige uma limpeza eficaz e regular dos
estabelecimentos, equipamentos e utensílios.
Todos os equipamentos e utensílios que tenha contato com os alimentos devem ser
limpos após cada utilização e/ou no final de cada período de trabalho e sempre
que se justifique.
Processo de Higienização
O processo de higienização compreende as seguintes fases:
1. Limpeza prévia (força física e remoção de detritos);
2. Limpeza profunda (aplicação de detergente para remover matéria
orgânica e inorgânica, respeitando as dosagens e o tempo de ação prescrito);
3. Enxaguamento;
4. Desinfecção (quando aplicável e respeitando sempre as indicações de
dosagens, tempo de contacto e modo de aplicação);
5. Enxaguamento;
6. Secagem.
Nota: O uso de certos desinfetantes químicos pode dar lugar à seleção de micro-organismos
resistentes, assim deverá ter-se em atenção em alternar os desinfetantes, no
plano de higienização, de um modo periódico.
Produtos Químicos
De forma a serem tomadas as medidas necessárias para proteger a saúde e o
ambiente e garantir a segurança nos locais de trabalho, é necessário ter no
estabelecimento as fichas de dados de segurança dos produtos (vulgarmente
designadas por fichas técnicas) que constam no plano de higienização.
Os produtos químicos devem estar devidamente rotulados e fechados, bem como
devem ser conservados nas suas embalagens de origem, de modo a evitar o risco
de contaminação dos alimentos.
Os produtos químicos devem ser armazenados fora das áreas onde são manuseados
os alimentos, em local fechado e devidamente identificado.
Nota: As fichas de dados de segurança devem ser datadas e nelas devem
constar a identificação do produto e a sociedade/empresa, a
composição/informação sobre os componentes, a identificação de perigos, os
primeiros socorros, as medidas de combate a incêndios, as medidas a tomar em
caso de fugas acidentais, o manuseamento e armazenagem, o controlo da
exposição/proteção individual, as propriedades físicas e químicas, a
estabilidade e reatividade, a informação toxicológica, a informação ecológica,
as considerações relativas à eliminação, as informações relativas ao
transporte, a informação sobre regulamentação e outras informações.
Plano de Higienização
Após a definição dos produtos químicos a utilizar nas operações de limpeza e de
desinfecção deverá ser estabelecido um plano de higienização, onde deverão
constar, entre outras, rubricas como: o que deve ser limpo (zonas,
estrutura/equipamento), com o que deve limpar/desinfetar
(detergente/desinfetante utilizado), quando deve ser limpo (periodicidade de
higienização), como deve ser limpo (equipamento utilizado na limpeza/desinfecção
e instruções de limpeza/desinfecção) e quem deve limpar (responsável pela
execução da operação).
O plano de higienização deverá estar afixado em local visível.
A realização de um registro de higienização permite demonstrar a aplicação do
estabelecido no Plano de Higienização, devendo nesse registro constar, entre
outras, rubricas como: data, com o que limpou (detergente/desinfetante
utilizado), como limpou (acessórios de limpeza utilizados), quem limpou
(responsável pela limpeza).
Verificação dos procedimentos de higienização
Deverá ser feito regularmente um controlo para a verificação da adequação do
plano de higienização e da execução do mesmo, que poderá ser:
1. Qualitativo, através de uma verificação dos procedimentos de limpeza e
desinfecção efetuados ou por inspeção visual.
2. Quantitativo, através de controlo analítico (microbiológico/químico)
O registro da verificação efetuada poderá ser individual
ou acrescentado ao registro de higienização, com as rubricas quem verificou e
como verificou.
Regras básicas:
1. Antes de iniciar as operações de limpeza, proteger todos os alimentos
(incluindo os colocados em expositores e vitrines);
2. Separar os lixos de acordo com as práticas da autarquia local e
efetuar a sua remoção diariamente, no final do serviço de limpeza das
instalações, evitando a coincidência com o horário de receção de matéria-prima
ou período de laboração. Utilizar recipientes apropriados, acionados por pedal,
devidamente tapados e ensacados;
3. Utilizar preferencialmente, para limpeza de bancadas e equipamentos,
material descartável para evitar focos de contaminação;
4. Não varrer a seco os pavimentos das áreas de manipulação de
alimentos e toda a zona de exposição/ zona de venda;
5. As operações de limpeza devem ser feitas sempre de cima para baixo;
6. Quando efetuar a limpeza, cobrir todas as partes eléctricas dos
equipamentos;
7. Desmontar, quando possível, os equipamentos, de modo a remover todos
os resíduos, lavar com água corrente, aplicar o detergente adequado e enxaguar.
Quando previsto aplicar o desinfetante.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI
AVENTAL
Protege contra o contato com fluidos orgânicos e contra
umidade gerada pelo aerossol e respingos provenientes dos procedimentos de
limpeza e desinfecção de artigos e superfícies, e de acidente térmico, mecânico
e químico. O impermeável deve ser usado nos procedimentos de limpeza
e desinfecção de artigos e superfícies, sendo que para o profissional de
limpeza protege a roupa contra umidade.
MÁSCARA
Indicada para área de isolamento, recolhimento de
resíduo, diluição de produtos, vidrarias de laboratório, etc.
OBS.: A máscara não deve ser tocada com as mãos
enluvadas
PROTETOR OCULAR
Utilizado nos procedimentos de limpeza e desinfecção de
superfícies quando houver risco de contaminação por secreções, aerossóis e produtos
químicos. Protege os olhos do impacto de partículas volantes, de luminosidade
intensa, de radiação ultravioleta e de respingos de produtos químicos e
material biológico. Deve ser confortável, ter boa vedação, ser transparente,
permitir lavagem com água e sabão e desinfecção quando indicada.
BOTAS
Indicada para as atividades de lavagem em geral.
LUVAS DE BORRACHA
Para a proteção das mãos, sendo usadas duas colorações:
VERDE – usadas nas superfícies onde a sujidade é
maior (Ex: lixeiras, pisos, banheiro, rodízios de mobiliários, janelas,
tubulações na parte alta, etc.).
AMARELA – usadas em mobiliários (Ex: cama do
paciente, mesa, cadeiras, paredes, portas e portais, pias, etc.).
A escolha do EPI dependerá do procedimento a ser
realizado pelo profissional.
Os EPI não descartáveis são de uso individual. Quando for
atingido por sangue/secreções, deve ser higienizado após o uso. Diariamente os
calçados, luvas e avental de borracha, devem ser lavados, desinfetados, secos e
armazenados em local arejado.
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